Porque contratar uma consultoria de paisagismo

(Hedera Paisagismo. Todos os direitos reservados.)

Vamos ao cenário: você acorda, vê que o dia está lindo e decide passar um tempo no seu quintal (ou varanda, ou sacada). Você percebe que naquele cantinho poderia ter uma planta bem grande, que do outro lado você queria colocar um vaso de flores, que talvez um gramado iria bem ali. Talvez você instale um jardim vertical, uma fonte. Qual vaso combinaria com os que você já tem? Será que você precisa adubar suas  plantas? Por que aquela ali morreu? Preciso de um projeto de paisagismo? A maneira mais simples de tirar TODAS as suas dúvidas é contratando uma consultoria de paisagismo. 

Con·sul·to·ri·a: “Ato ou efeito de dar consultas, conselhos, orientações, sugestões. Ação ou efeito de um especialista emitir um parecer técnico ou orientação profissional sobre um assunto de sua especialidade.”, já diz o Aurélio. O principal objetivo de uma consultoria de paisagismo é buscar soluções para o jardim que atendam às suas expectativas, sejam elas uma rodada de tira dúvidas, uma consulta sobre um assunto específico, uma orientação sobre uma implantação ou uma sugestão de composição pro seu espaço. 

Uma consultoria pode incluir, dentre tantos outros assuntos, a avaliação das condições climáticas do seu espaço, indicação das melhores espécies de plantas para seu jardim/sacada/sala/cozinha/etc, orientação para adubar a terra e evitar pragas ou doenças, instrução sobre técnicas de poda, recomendações de ferramentas e outros produtos usados na jardinagem. Tudo isso de maneira ambientalmente sustentável e dentro do seu orçamento. Além disso, na correria do dia a dia a contratação de uma consultoria de paisagismo se torna uma maneira mais eficiente de encontrar informações e soluções de jardinagem para seu espaço.

Bons motivos para contratar uma consultoria

1. Orientação profissional (leia-se: e-co-no-mia)

Ser assertivo nas suas escolhas é extremamente útil quando não se pretende perder tempo e dinheiro. A orientação de um profissional pode te mostrar quais espécies você deverá utilizar, levando em conta o seu estilo de vida, seus gostos e também outros aspectos relacionados ao ambiente como o solo, clima, iluminação e outras características da região onde você vive. Logo, você evita retrabalhos, gastos desnecessários com materiais e outros tipos de prejuízos.

Igualmente, a consultoria pode te orientar como executar e manter o seu próprio projeto, garantindo uma execução correta de todas as etapas do espaço verde que você imaginou. Com esse tipo de serviço você terá todas as orientações necessárias para manter seu jardim bem cuidado.

2. Sustentabilidade ambiental 

Entendemos que uma das missões do paisagismo é trazer a natureza para dentro dos centros urbanos da forma mais bela e sustentável possível. Para que isso aconteça, quando um paisagista escolhe as espécies de um projeto ele leva em consideração a forma com que elas vão se adaptar e contribuir para o equilíbrio ecológico e o bem-estar de outros seres além do humano (pássaros, insetos, plantas nativas e animais em geral). 

Sustentável também é pensar no consumo de água e energia (que na maioria das vezes também vem da água, né?) e isso não só pelo seu bolso ($$$$). Pensar também na conservação do solo e em maneiras de impactar minimamente o ambiente. 

E não pára por aí. Ser sustentável também é conhecer a origem das mudas e dos insumos e utilizá-los de forma correta. É muito importante, que as mudas e insumos sejam provenientes de empresas certificadas e que não sejam extraídos de forma incorreta ou ilegal do ambiente. E isso não é só para a qualidade e sanidade do seu espaço, mas para a sanidade e qualidade dos jardins naturais (TÃO LINDOS!) que são explorados todos os dias no nosso país.

3. Valorização do espaço

E com valorização não queremos dizer só aumentar o preço de venda ou de aluguel do seu imóvel (esse também aumenta, claro!). Colocar a mão na massa e trabalhar naquele cantinho da sua casa ou trabalho faz com que você valorize o espaço, que ele ganhe vida e talvez até uma nova funcionalidade. Resolvendo cuidar de um espaço você passa a usá-lo! Pense nisso: quantos cantinhos estão sendo subaproveitados na sua casa pelo simples fato de não serem tão agradáveis quanto deveriam? 

Esses espaços podem ter uma sessão de consultoria só deles! A consultoria pode abordar soluções e sugestões de uso para um espaço inativo (abandonado, tadinho) aumentando a metragem útil do imóvel e também o sorriso no rosto de quem vai aproveitar. E não pense que estamos falando em transformar espaços sem atrativos ou inativos apenas em lindos espaços de leitura e relaxamento cheios de plantas (isso também), mas queremos dizer que você pode, por exemplo, ter uma horta em um espaço pequeno ou que seu canil pode ter muito charme. Pense nisso.

Pra quem serve

Pra todo mundo, oras! Casa, apartamento, comércio, escritório, interior, exterior e o que mais vier à cabeça. Serve pra quem já tem uma ideia e não sabe muito bem como executar mas também serve pra quem não tem ideia nenhuma. Serve pra quem tem dúvidas sobre um espaço ou assunto específico e também para quem quer tirar várias dúvidas sobre várias coisas. A consultoria serve para criar soluções rápidas sem a necessidade da contratação de um projeto de paisagismo completo, que tem várias etapas e profissionais envolvidos (e por isso é mais caro também). 

Você já tem um jardim (um cantinho, uma sacada, um canteiro) e quer apenas reorganizar o espaço para que fique mais harmonioso, saber qual combinação de plantas seria mais indicada, ou mesmo, se as plantas existentes estão sadias e com bom desenvolvimento? Serve pra você. Mas se você não tem jardim nenhum, quer ter mas não faz ideia do que e de como fazer a consultoria de paisagismo também serve pra você. A ideia é que você termine a consultoria com todas as informações necessárias para que possa montar ou renovar seu jardim no melhor estilo “faça você mesmo”.

A consultoria paisagística tem o objetivo de dar dicas de paisagismo e orientação técnica sobre jardinagem e, sendo assim, também serve para empresas de jardinagem, decoração, eventos, arquitetura e urbanismo.

Como funciona

Se for presencial, é feito um levantamento técnico no local junto com uma conversa sobre suas dúvidas e desejos pro espaço. Depois, é feita a avaliação das possibilidades para que as soluções sejam elaboradas e apresentadas em material gráfico e digital com todas as informações de passo-a-passo necessárias e algumas dicas que possam surgir de acordo com o que foi diagnosticado.

Já se for online, é tudo pela internet. Você envia fotos do seu ambiente, responde a um breve questionário e descreve suas dúvidas e desejos sobre seu espaço. Se o paisagista precisar de mais detalhes, medidas ou fotos ele vai te pedir para que envie mais material. Depois, é feita a avaliação das possibilidades para que as soluções sejam elaboradas e apresentadas em material digital com todas as informações de passo-a-passo necessárias e algumas dicas que possam surgir de acordo com o que foi diagnosticado. A maioria das conversas é feitas por chamada de vídeo ou telefone, o que você preferir. 

Em ambas as modalidades a consultoria pode gerar um render, principalmente se o motivo da consultoria de paisagismo for uma sugestão de composição para seu jardim. Render, pra quem não conhece, são aquelas imagens 3D que mais parecem fotos (imagens fotorrealísticas), gerando maior fidelidade ao que vai ser executado.

Fachada 3D (Hedera Paisagismo. Todos os direitos reservados.)
Fachada renderizada (Hedera Paisagismo. Todos os direitos reservados.)

Por motivos de deslocamento, tempo de execução e etc, a consultoria presencial acaba requerendo um investimento maior que a consultoria online. Assim, se quiser um serviço com investimento menor anote todas as suas dúvidas e opte por uma consultoria de paisagismo online que, além de tudo, ainda pode ser realizada para qualquer lugar que tenha acesso à internet. Aqui na Hedera Paisagismo devido à pandemia de COVID-19, as consultorias estão sendo realizadas apenas online!

Independente da modalidade escolhida a consultoria de paisagismo tem muitas soluções boas a oferecer pro seu espaço (#sóvivantagem). E isso não é só para o paisagismo! Contratar uma consultoria vale como ponto de apoio para qualquer ramo onde você queira se aventurar sozinho no modelo “faça você mesmo”. Além de ter a assistência de um profissional da área você ainda economiza com seu projeto e aprende ao mesmo tempo.

Decidiu contratar um paisagista? Então entre em contato com a gente!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Siga-nos nas redes sociais

Quer atualizar seu jardim?

HEDERA
faz pra você!

Entre em contato e solicite uma visita ; )
Clique aqui

Contato